
Conexão cérebro intestino

Você já ouviu falar que o nosso intestino é o nosso segundo cérebro? E é isso mesmo!
Descobertas neurobiológicas recentes sobre essa interferência intestino-cérebro revelaram um sistema de comunicação complexo e bidirecional que não apenas garante a manutenção adequada do equilíbrio gastrointestinal e da digestão, mas provavelmente tem vários efeitos sobre o afeto, a motivação e as funções cognitivas.
A maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida pelas bactérias do trato gastrointestinal. Além de atuar na modulação da motilidade gastrintestinal, participa efetivamente da regulação da sede, apetite, balanço energético, regulação da emoção e processos de controle comportamental.
Cada vez mais, as pesquisas têm mostrado que alterações nesse sistema estão possivelmente ligadas ao desenvolvimento de uma série de doenças, como depressão, ansiedade, distúrbios gastrointestinais, obesidade, dependências, doença de Alzheimer, esclerose múltipla etc.
Por isso, quando o intestino está saudável, em eubiose, os processos funcionam de maneira mais harmônica, as linhas de comunicação com o cérebro fluem corretamente, a serotonina é produzida em níveis adequados, os sinais de fome e saciedade são enviados no tempo certo e os nutrientes são sintetizados com mais eficiência.
✔️ Em gastroenterologia, cada vez mais reconhecemos a complexidade das desordens do eixo cérebro-intestino.
Por tudo isso, cuidar da nossa saúde intestinal é cuidar do nosso organismo como um todo!