Médica para tumor gastrointestinal em Concórdia
A médica para tumor gastrointestinal em Concórdia é a Dra. Maria Cristina, médica gastroenterologista. Com atendimento completo realiza consultas, diagnósticos e tratamentos de uma forma segura e eficaz, com equipamentos de última geração e de alta tecnologia.
Gastroenterologista para tumores em Concórdia referência em atendimento de excelência
A médica gastroenterologista para tumores em concórdia referência em atendimento de excelência é a Dra. Maria Cristina. A médica gastro para tumores é formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) e Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RS. Para diagnósticos e tratamentos ainda mais precisos e eficazes, realizou Pós graduação em Doenças Funcionais do aparelho digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e conquistou Certificação de atuação em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

O que são tumores gastrointestinais?
Os tumores gastrointestinais são cânceres que se desenvolvem no sistema digestivo. O esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto podem estar envolvidos, mas 70% dos casos ocorrem no estômago ou intestino. A doença começa nas paredes dos órgãos, próximo à camada muscular, e atinge cerca de três a cinco mil pessoas no Brasil a cada ano.
Quais são os principais tumores gastrointestinais?
Os principais tumores gastrointestinais são os tumores de esôfago, estômago, cólon e reto.
Tumores de esôfago
Os tumores de esôfago, ou cânceres de esôfago, são uma doença maligna que geralmente começa nas células que revestem o interior do órgão. O esôfago é um órgão tubular oco com cerca de 25 cm de comprimento que faz parte do sistema digestivo.
Tumores de estômago
Os tumores de estômago, também chamados de tumor de estômago e câncer gástrico, são principalmente causados pelo adenocarcinoma, sendo 95% dos casos. No entanto, outros tipos também podem ocorrer no órgão, sendo os linfomas e sarcomas.
Tumores de cólon
Os tumores de cólon, ou câncer de cólon, podem ocorrer por toda a parte do intestino grosso, cólon, reto e ânus. O cólon e o reto são formados por células que se repartem e se multiplicam de forma ordenada e controlada, o caso ocorre quando há falha neste processo.
Tumores de reto
Como dito, os tumores de reto fazem parte dos tumores de cólon, isso porque faz parte do intestino grosso. Semelhante ao câncer de cólon, na maioria das vezes também começa nas células de revestimento e é caracterizado pelo adenocarcinoma.
Quais são os sintomas de tumores gastrointestinais?
Os sintomas de tumores gastrointestinais podem não aparecer no início. Mas, a longo prazo, a doença pode levar à anemia, que resulta em fadiga e fraqueza, podendo também causar sangramento no sistema digestivo. Se o sangramento for pequeno, as fezes podem estar escuras. Se estiver no estômago ou esôfago, o tumor pode causar vômitos com sangue.
Como ajudo meus pacientes no cuidado com os tumores gastrointestinais
Atendimento completo com consultas, diagnósticos e tratamentos precisos e eficazes, com humanização e tecnologia de ponta.

Exame para tumor gastrointestinal em Concórdia
O exame para tumor gastrointestinal em Concórdia deve ser realizado por um profissional especializado. O principal exame para identificação e diagnóstico de nódulo gastrointestinal é a endoscopia digestiva alta e baixa, e a tomografia computadorizada, capazes de precisar o tamanho e localização tumoral. Em casos específicos outros exames podem ser necessários. Em casos de exames não realizados pela Dra. Maria Cristina, o paciente receberá o encaminhamento de exame para realizar o procedimento com um profissional de sua confiança.

Tratamento para tumor gastrointestinal em Concórdia
O tratamento para tumor gastrointestinal em Concórdia depende de uma série de fatores, como tamanho do tumor, localização, disseminação da doença, tempo de desenvolvimento, se as células tumorais apresentam determinadas mutações genéticas e risco de recidiva. O tratamento é definido pela médica especialista em tumor gastrointestinal de acordo com a necessidade clínica de cada paciente, que poderá incluir o uso de medicação prescrita, radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada nodular.
Atendimento humanizado e personalizado
A Dra. Maria Cristina oferece atendimento humanizado e personalizado para tratar da saúde de seus pacientes com empatia e eficiência. Com grande cuidado e dedicação, trata de casos simples aos complexos para o restabelecimento da saúde gastrointestinal, melhora da saúde geral e da qualidade de vida.