
Vamos falar de Microbiota intestinal?

O microbioma humano é um sistema diversificado com aproximadamente 40 trilhões de microrganismos, sendo a maioria deles bactérias.
Desempenha um papel importante no metabolismo, na saúde epitelial do intestino, no sistema imune e possivelmente na suscetibilidade a doenças.
Um marco significativo na compreensão ocorreu em 2012 com o sequenciamento de DNA de voluntários saudáveis que identificou mais de 10.000 espécies microbianas.
O real impacto do microbioma intestinal na saúde e na doença permanece incerto e várias questões fundamentais continuam a desafiar os pesquisadores.
As questões-chave incluem:
- Qual é o papel do ambiente na função do microbioma intestinal?
- Qual é o impacto da dieta, medicações e estresse no microbioma intestinal e por que parece variar tanto entre indivíduos?
- Que papel desempenha no desenvolvimento das doenças como a doença hepática gordurosa, obesidade, infecções,
- depressão, etc.
Existem muitos questionamentos; porém as respostas ainda carecem de evidências mais robustas!
O que, de fato, se sabe sobre a formação e manutenção de uma microbiota saudável:
- O parto vaginal e o aleitamento materno favorecem a colonização intestinal por uma microbiota mais saudável na primeira infância;
- O uso consciente de antibióticos favorece a permanência de uma colonização bacteriana mais saudável;
- Uma dieta rica em fibras, carboidratos complexos e alimentos frescos, bem como baixo consumo de alimentos ultra processados, açúcares, gorduras saturadas, álcool e carnes vermelhas é fundamental na manutenção da saúde intestinal.
O uso de probióticos ainda necessita de melhores definições quanto a eficácia, dose, cepa e tempo de tratamento, por isso seu uso é individualizado - 🚨cuidado com promessas de modulação de microbiota!
The American Journal of Gastroenterology: doi: 10.14309 / ajg.0000000000000303