Colonoscopia em Concórdia


A Dra. Maria Cristina é a médica para exame de colonoscopia em Concórdia. Com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, atende homens e mulheres que necessitam do procedimento para avaliação e diagnóstico de possíveis condições e patologias que acometem o intestino grosso e final do intestino delgado.

Agendar consulta

Especialista em colonoscopia em Concórdia com atendimento ético e respeitoso

A Dra. Maria Cristina é a médica gastroenterologista especialista em colonoscopia em Concórdia que oferece atendimento ético e respeitoso para o tratamento da saúde de homens e mulheres. A médica é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) e Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RS. Possui também Pós graduação em Doenças Funcionais do aparelho digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e Certificação de atuação em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Colonoscopia em Concórdia

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que utiliza uma técnica semelhante à endoscopia, mas analisa principalmente o intestino grosso, com a finalidade de diagnosticar infecções, tumores e pólipos (crescimentos anormais de tecido mucoso). São utilizados equipamentos de última geração, que oferecem imagens de alta definição para uma avaliação precisa e minuciosa.

Quando a colonoscopia é indicada?

A colonoscopia é principalmente indicada em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto. Pacientes com sintomas de dor abdominal, diarreia, constipação e sangramento intestinal sem diagnóstico conclusivo, em grande parte dos casos devem realizar o exame. Esses sintomas podem ocorrer em uma ampla variedade de doenças benignas ou malignas. A colonoscopia é um recurso valioso para prevenir o câncer de intestino por meio do diagnóstico e tratamento de pólipos.

Como é feita a colonoscopia?

A colonoscopia é feita a partir do encaminhamento do paciente à sala de exames, por um profissional da equipe de enfermagem, onde é realizada uma entrevista expedita para compreensão de seu estado de saúde. A partir da anamnese o procedimento de sedação é planejado. Após a administração de um sedativo, o colonoscópio é introduzido a partir do canal anal e suavemente guiado através do intestino grosso para um exame completo sem desconforto ou dor para o paciente. A duração aproximada deste processo é de 30 minutos.

Como se preparar para a colonoscopia?

A preparação do cólon para a colonoscopia é essencial para um bom exame. O intestino deve estar completamente livre de resíduos fecais sólidos e os resíduos líquidos devem ser claros e transparentes. Para isso, são necessários laxantes e líquidos, além de uma dieta especial. A preparação do cólon pode ser feita em casa. A seleção da formulação ideal deve seguir uma série de critérios. Prepare-se exatamente como instruído.

Como funciona após a realização da colonoscopia?

Após a realização da colonoscopia o paciente é encaminhado para a sala de recuperação pós-exame, onde é monitorado até que esteja totalmente desperto e apto a receber alta. Após o exame, o paciente geralmente é assintomático e raramente apresenta náuseas, desconforto abdominal e cólicas, e os sintomas geralmente melhoram quando a insuflação de ar no intestino é excluída no momento do exame.

Quanto tempo devo ficar de repouso após colonoscopia?

Após o procedimento da colonoscopia o paciente deve realizar repouso em casa, por um período de 12 horas para recuperação e observação. Passado este período, o paciente está liberado para retorno às suas atividades normais.

Quais os cuidados após a colonoscopia?

Após a colonoscopia o paciente deve tomar alguns cuidados que auxiliam na preservação da saúde e na melhora do paciente. Deverá ingerir alimentos fáceis de digerir como sopas, bolachas de água e sal, torradas, frango, peixe ou vegetais cozidos. Alimentos  que causam flatulência e gases, como feijão, cebola, alho, couve, brócolis, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados, por exemplo, devem ser evitados.

É necessário ter um acompanhante para fazer a colonoscopia?

Conforme os critérios de segurança e as normas da legislação Brasileira (SS-169/96, CFM 1.409/94), fica obrigatória a presença de um acompanhante até o retorno do paciente à sua residência (sendo dispensada durante o procedimento para segurança e preservação de privacidade). Fica proibido, além da direção, tomadas de decisões  importantes por 12 horas após o exame, pois o paciente pode permanecer sonolento e demorado para responder devido aos medicamentos utilizados.

Quais os riscos da colonoscopia?

A incidência geral de complicações da colonoscopia é baixa, aproximadamente 1:1000 exames. As complicações maiores são extremamente raras, incluindo reações medicamentosas, complicações cardiopulmonares. Perfuração intestinal ocorreu em 0,1% das colonoscopias diagnósticas e 0,3% das colonoscopias terapêuticas. Sangramento menor (0,06%) pode ocorrer e ser controlado durante a colonoscopia.

Exame de colonoscopia em Concórdia


A Dra. Maria Cristina é referência na realização do exame de colonoscopia em Concórdia. Com certificação pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva é a profissional ideal para realizar o procedimento com eficiência e segurança. A médica oferece atendimento humanizado e equipamentos de alta tecnologia para proporcionar mais segurança e conforto ao paciente.

Agendar Consulta