Teste respiratório para Disbiose em Concórdia
O teste respiratório para Disbiose em Concórdia é realizado pela Dra. Maria Cristina, médica gastroenterologista especialista no diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais.
Médica para teste respiratório para disbiose em Concórdia com conhecimento técnico e atendimento humanizado
A Dra. Maria Cristina é a médica para teste respiratório para disbiose em Concórdia com conhecimento técnico e atendimento humanizado, para cuidar da saúde de homens e mulheres. A médica é graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) e Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RS. Possui também Pós graduação em Doenças Funcionais do aparelho digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e Certificação de atuação em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

O que é o teste respiratório para disbiose?
O teste respiratório para disbiose, ou teste respiratório do hidrogênio expirado, é um exame que tem como objetivo identificar alterações da microbiota intestinal. O crescimento anormal de bactérias no intestino, chamado de disbiose, causa sintomas como estufamento, distensão abdominal, excesso de gases e cólica.
Quando o teste respiratório é indicado?
O teste respiratório para investigação da disbiose é recomendado pelo gastroenterologista para os pacientes que apresentam queixas de estufamento ou distensão abdominal, excesso de gases e cólicas.
Qual o objetivo do teste respiratório para disbiose?
O objetivo do teste respiratório para disbiose é avaliar se o paciente apresenta um crescimento anormal de bactérias fermentadoras no intestino, situação que chamamos de disbiose e que pode ser a causa dos sintomas e incômodos do paciente.
Como é feito o teste respiratório para disbiose?
O teste respiratório para disbiose é feito da seguinte forma: o paciente ingere uma substância (lactulose) que interage com as bactérias intestinais. Se houver um super crescimento de bactérias intestinais, o processo de fermentação da substância será excessivo, produzindo grande quantidade de gases. O paciente eliminará grande parte desses gases produzidos no intestino pela respiração. O teste avalia justamente o aumento de liberação de gás expirado na respiração, através de um aparelho que faz esta leitura.
Quanto tempo dura o exame para investigação da disbiose?
O exame para investigação da disbiose é um procedimento considerado simples. O teste do hidrogênio expirado dura, em média, de duas a três horas, podendo o paciente exercer suas atividades normalmente no dia do exame.
Como é o preparo para o teste respiratório de disbiose?
Por mais que seja um exame simples, é necessário um preparo para o teste respiratório de disbiose. No dia anterior ao exame, o paciente faz uma deita anti fermentativa, orientada pelo médico. No dia do exame, deve estar em jejum de 12 horas.
Exame para disbiose em Concórdia
A Dra. Maria Cristina é referência na realização do exame para disbiose em Concórdia, sendo a única a realizar o teste respiratório para a investigação da doença. Com muito rigor técnico e atendimento humanizado, é a profissional ideal para realizar o procedimento com eficiência e segurança. A médica conta com equipamentos de alta tecnologia para proporcionar mais segurança e conforto ao paciente.