Teste respiratório de intolerância alimentar em Concórdia
A Dra. Maria Cristina é a médica para teste respiratório de intolerância alimentar em Concórdia. Infraestrutura de ponta e expertise profissional para realização do procedimento com precisão, eficiência e segurança.
Gastro para teste respiratório de intolerância alimentar em Concórdia
A médica gastro para teste respiratório de intolerância alimentar em Concórdia é a Dra. Maria Cristina. A médica é formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Medicina, com Residência em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC) e Gastroenterologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RS. Para diagnósticos e tratamentos ainda mais seguros e modernos, realizou Pós graduação em Doenças Funcionais do aparelho digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Conquistou também Certificação de atuação em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

O que é o teste respiratório de intolerância alimentar?
O teste respiratório de intolerância alimentar, também conhecido como teste de hidrogênio expirado, é um teste que usa a medição de hidrogênio e/ou metano contido na respiração exalada para diagnosticar intolerância ou má absorção de carboidratos. No caso de má absorção de carboidratos presentes nos alimentos, essas moléculas permanecem intactas no organismo e são transportadas para o intestino grosso, onde são fermentadas por bactérias. Durante a fermentação, são produzidos gases, principalmente metano, hidrogênio e dióxido de carbono. Esses gases são absorvidos pela corrente sanguínea e chegam aos pulmões onde são excretados.
Como é feito o teste respiratório de intolerância alimentar?
O teste respiratório de intolerância alimentar é realizado a partir do sopro vagaroso do paciente em um equipamento onde é feito a medição da concentração inicial (basal) do gás (hidrogênio e/ou metano). Na segunda etapa do teste, o paciente deve ingerir uma solução que contém carboidrato, para testar a intolerância a lactose, frutose, sacarose, xilitol e/ou sorbitol. Em intervalos determinados, são coletadas amostras adicionais do ar expirado durante o período de exame, que se passa em torno de três a cinco horas. O responsável pelo procedimento deve ser informado durante todo o teste sobre os sintomas que surgirem.
Quando é indicado o teste respiratório de intolerância alimentar?
O teste respiratório de intolerância alimentar é indicado o paciente apresenta sintomas como inchaço abdominal, diarreia, dor abdominal, cólica intestinal, gases e eructações. O teste é indicado para pessoas de todas as idades, como crianças, adultos e idosos.
Como se preparar para o teste respiratório de intolerância alimentar?
Para se preparar para o teste respiratório de intolerância alimentar, o paciente não deve ingerir leite ou derivados, mel, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou sucos de fruta, especialmente enlatados ou em caixa, laxantes, suplementação de fibras e evitar ao máximo alimentos ricos em fibras. Considerando que o exame seja na manhã seguinte, depois das 20h da noite antecedente, o paciente deve permanecer em jejum, consumindo apenas água.
O que fazer após o teste respiratório de intolerância alimentar?
Após o teste respiratório de intolerância alimentar recomenda-se que o paciente repouse por um período mínimo de 24h. Durante o teste e até 24 horas depois, podem ocorrer sintomas como diarreia, distensão abdominal (inchaço abdominal), náuseas ou vômitos. Por esse motivo, é comum que a médica entre em contato com o paciente dentro do período das 24 horas (após o exame) para acompanhar e orientar o paciente de acordo com as suas necessidades.
Teste respiratório de intolerância alimentar tem risco?
O teste respiratório de intolerância alimentar é um exame seguro, que não apresenta riscos ao paciente. Podendo, no entanto, apresentar efeitos colaterais pela ingestão do carboidrato, como a distensão abdominal, dor, flatulência, náuseas e diarreia. Para segurança e saúde do paciente, o profissional deve ser habilitado para realização do procedimento e deve utilizar equipamentos seguros.
Onde realizar teste respiratório de intolerância alimentar em Concórdia?
O teste respiratório para intolerância alimentar em Concórdia pode ser realizado na Clínica da Dra. Maria Cristina. A médica gastroenterologista oferece toda expertise médica necessária e equipamentos de alta tecnologia para realizar o procedimento com segurança e eficiência, visando o restabelecimento da saúde e da qualidade de vida.
Ambiente completo para procedimentos seguros
A Dra. Maria Cristina conta com ambiente completo para realização de procedimentos seguros e eficientes para a saúde. Com tecnologia de ponta e amplo conhecimento técnico científico, realiza tratamentos modernos que proporcionam reabilitação precoce, saúde e qualidade de vida.