
Riscos associados à gordura no fígado

Sim, a gordura no fígado traz diversos riscos à saúde. Como já disse por aqui anteriormente, existem várias condições que levam ao acúmulo de gordura no fígado.
Atualmente, a causa que mais ganha importância é a MAFLD, que significa doença hepática gordurosa associada a disfunção metabólica, ou seja, associado à obesidade, diabete e dislipidemia.
É fácil entender o porquê essa condição torna-se cada vez mais relevante. Segundo a OMS, a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde a ser enfrentado.
Em 2025, a estimativa é que 2,3 bilhões dos adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.
A obesidade infantil também se tornou uma preocupação crescente, sendo que no Brasil, 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.
Atenção, se você tem diagnóstico de gordura no fígado ou conhece alguém, não deixe de consultar um médico para acompanhamento, já que uma parcela desses pacientes pode evoluir para um acometimento crônico grave do fígado: a CIRROSE
fonte: HEPATOLOGY, VOL. 64, NO. 1, 2016